segunda-feira, 20 de abril de 2009

Hoje vivo bem: Aprendi.

Eu tenho a impressão... não, eu tenho certeza de que percebo muito claramente a personalidade das pessoas. Eu nunca achei que isso fosse algo, eu tinha certeza que todo mundo conseguia perceber as idiossincrasias das personalidades dos outros.
Entender como a pessoa se percebe, como ela percebe os outros, o que ela considera importante, o que ela acha relevante no universo. As pequenas coisas que fazemos e dizemos revelam muito sobre isso.Eu inclusive tinha certeza que, quando alguém fazia algo que ia contra a natureza de uma outra pessoa, essa pessoa queria mesmo era ser cruel com a outra. Sabia que aquilo ia incomodar o outro e ia lá e fazia.Hoje eu percebo que o problema é que as pessoas não percebem muito bem quem são os outros, o que são os outros.
A maioria das pessoas está sempre definindo os outros em relação a si mesmo (o que faz todo sentido), e aplicando aos outros seus valores. Essa segunda parte é a que eu acho tensa.
Então eu agora vejo isso como um "dom" extra que veio no meu pacote. Eu vejo antes, eu sinto antes eu sonho antes.
Quando conheço uma pessoa, eu entendo ela. Empatia, acho? E sempre vejo mais do que ela mostra. As vezes isto não é bom, as vezes é pessimo...
Eu não sei se isso é um talento, é um dom, se é uma maldição, o que sei que depois de muitos anos é que aprendi usar esta "coisa" e não me incomoda mais.

Um comentário:

  1. Claudinha, vc definiu com palavras esse "problema" q tenho ou seria "solução". As vezes bom as vezes ruim...
    Vou levar esse post pra casa... pode?
    Beijos beijos

    ResponderExcluir